— Gordura Localizada —

A lipodistrofia ou gordura localizada é o acúmulo de tecido adiposo em determinadas áreas do corpo. Os locais de distribuição da adiposidade acumulada no organismo variam de pessoa para pessoa. A gordura localizada tende a manifestar-se sobretudo:

  • nas Ancas;
  • nos Glúteos;
  • no Abdómen;
  • nas Costas e nos flancos.

A gordura localizada não tem relação com o peso, pois uma pessoa de peso saudável pode ter gordura localizada.

Existem vários fatores contribuem para a existência da gordura localizada, tais como a predisposição genética, hábitos alimentares, e problemas hormonais.

Outros fatores externos como a má postura e o sedentarismo também induzem ao acúmulo de gordura.

Os depósitos de gordura localizados em determinadas regiões do organismo são difíceis de serem corrigidos por regimes alimentares ou exercícios. Exemplos deste tipo de adiposidade incluem a gordura acumulada na região abdominal inferior e na região dos quadris (culotes) e coxas.

A distribuição da lipodistrofia localizada ocorre de maneira diferenciada no homem e na mulher, por questões hormonais ligadas ao sexo. A mulher passa por fases de alterações hormonais que incrementam a duplicação de células gordurosas. O homem apresenta, geralmente, na região abdominal e apresenta grande correlação com as doenças cardiovasculares.